Egito é uma república, com um sistema político democrático fundamentado na cidadania, a qual confia o poder aos três ramos legislativo, executivo e jurídico e que também inclui a imprensa, partidos políticos, administrações locais e instituições da sociedade civil. A religião oficial é o Islam. A maioria dos não muçulmanos do Egito são cristãos pertencendo a maior parte deles da Igreja Ortodoxa Copta. O Egito está dividido em 28 unidades administrativas independentes (governos), que desfrutam de personalidades jurídica próprias. cada uma delas composta de povos e cidades . Ostentado a cidade de Luxor um caráter distintivo.
A população estimada do Egito supera os 78 milhões de habitantes, segundo o censo realizado em 2007. A maior parte da população dos egípcios se concentram perto do Rio Nilo.
A língua oficial é o Árabe. No entanto a maioria do egípcios que tem contato com os turistas entende e fala inglês, francês , alemão, italiano e espanhol. Especialmente em lugares mais cultos.
Mais de 5000 anos de civilização contribuíram para criar o patrimônio cultural do Egito e a cimentar a força e independência de seus cidadãos. A história do país é uma sequência de invasões, eras de glória, batalhas e vitórias, que dividem-se nos seguintes períodos:
- Época faraônica (3100 a.C. - 332 a.C.)
- Época helenística (332 a.C. - 32 a.C) começo da conquista de Alexandre Magno
- Época romana (32 a.C. - 395 d.C.)
- Época bizantina (395 a.C. - 641 d.C.)
- Época islâmica: que deu início a conquista islâmica do Egito (641 a.C. - 1517 d.C)
- Dominação: otomana: (1517 - 1882)
- Colonização britânica do Egito: (1882 -1952)
- Revolução de 23 de julho (1952) , após qual o Egito foi declarado uma república e as tropas britânicas abandonaram Egito em 1954.
- Guerra de 6 de outubro de (1973)
- Egito afirma um acordo de paz com Israel (1979)
- Hosni Mubarak é eleito presidente da república árabe do Egito 1981
- Na Praça Tahir do Cairo tem lugar de manifestações em massa contra o governo e as principais cidades se mobilizam exigindo a demissão de Mubarak.
- Hosni Mubarak se demite em 11 de fevereiro de 2011, depois de várias semanas de protestes.
Todos os viajantes que visitam o território egípcio necessitam de visto de entrada. Na maioria dos casos o visto pode se obter em qualquer um dos pontos de entradas do país. Este tipo de visto é válido durante um mês a partir de data de chegada. O requisito pra obter o visto é ter o passaporte em vigor.
A unidade monetária é a libra egípcia (le). A libra (Gneeh em Árabe) se divide em 100 piastras (o ersh). As notas egípcias em circulação são de 200, 100, 20, 10 , 5 e 1.
Libras 25 e 50 iastras.
Entre Novembro e Março, os dias são agradáveis e mornos, enquanto que as tardes e as noites são frescas e suaves em todo o país. Habitualmente, em Abril e Maio as temperaturas são suaves, por que estes meses são ideais para visitar qualquer lugar do Egito. Entre Junho e Setembro, o tempo é muito quente e seco nas áreas desérticas e úmidos na costa do mediterrâneo.
A cozinha egípcia satisfaz todo o tipo de paladares desde carnívoros mais entusiastas até os vegetarianos são simples e saborosas, composta principalmente de verduras, ervas, cordeiro e frango.